A vida é feita de encontros...
Um resumão de oportunidades para nos encontrarmos.
Vinícius de Moraes estava certo quando escreveu “a vida é a arte do encontro”. Assim como ele, acreditamos muito no poder da reunião de pessoas. E sim… ele também estava certo quando complementou a frase com “embora haja tantos desencontros pela vida”.
Por isso, pensando em dar uma forcinha extra para que os encontros aconteçam, nós trouxemos um compilado de oportunidades para nos reunirmos (virtualmente ou fisicamente). São nessas reuniões de pessoas que podemos dialogar, ouvir, aprender, pensar outros pontos de vista, praticar e fortalecer sonhos coletivos.
Esperamos encontrar você em breve! ;)
💠Encontro fechado com a Comunidade Travessias
A cada travessia realizada bimestralmente, reunimos os membros da comunidade (que estão espalhados pelo mundão), em uma sala virtual do Zoom para aprofundarmos nossas conexões e celebrarmos a travessia que fizemos ao longo dos últimos dois meses.
Na travessia #8, velejamos pelas incoerências e contradições presentes na complexidade em sermos humanas, humanos e humanes.
O encontro desse bimestre será especial e aberto para todes! Contaremos com a presença de Luiz Eduardo Alcantara (Brotherhood) e Marina Dain (Gaia Education). Abriremos um espaço seguro para olharmos as nossas próprias incoerências em busca de brechas para que as mudanças possam acontecer.
Para participar, basta se inscrever aqui. 😉 Caso você conheça uma pessoa que possa se interessar em participar, abrimos a possibilidade de cada integrante trazer mais um amigo para a roda, é só deixar o e-mail da pessoa na inscrição também. Enviaremos o link do encontro na quarta-feira (30/08).
💠Festival Internacional da Cooperação: FICOO
"Mais compartilhar, menos competir. Mais relacionar uns com os outros e menos jogar contra. Mais ganhar junto e compartilhar experiências do que ficar só e na sua”. Este é o objetivo do FICOO – Festival Internacional da Cooperação.
A Bambual Editora estará presente na 5ª edição do Festival que receberá entre os dias 12 e 14/10, em Brasília, mais de 400 participantes e pessoas convidadas.
Daniel Wahl (Alemanha/Espanha), May East (Brasil/Escócia), Fábio Eon (Unesco), Helena Marujo (Portugal), Edgard Gouveia, Ita Gabert (Alemanha), Iara e Eduardo (Caçadores de Bons Exemplos), Wilson Nobre, Isabela Crema, Marcelo Castilho, Rodrigo D ́Almeida, Renata Nogueira, Marco Aurélio Bilibio, Magda e Felipe Vila, Roberto Martini e mais de 30 profissionais irão palestrar, dar oficinas, dialogar com o público, com o objetivo de motivar e instrumentalizar a prática da cooperação nas empresas, escolas, governos, comunidades, ongs e em todas as áreas da vida em sociedade. Para mais informações e inscrição acesse o site.
💠Artesania da Alma- Adentrando os mistérios da natureza e da psique
O livro Artesania da Alma- Adentrando os mistérios da natureza e da psique, de Bill Plotkin, será publicado pela Bambual Editora e já conta com um grupo de estudos sobre a obra. Com a guiança de Mariana Candeia e Fê Chammas a jornada de estudo é tanto um estudo do livro, quanto um mergulho nas profundezas de nós.
A nível conceitual, é um convite a conhecer uma espiritualidade e uma psicologia completamente baseadas na natureza.A nível experiencial e pessoal, é um convite a se abrir para olhar para dentro e entrar em contato com seus próprios anseios por pertencimento ao mundo e pela expressão mais autêntica de si. Com a guiança do primeiro livro de Bill Plotkin, capítulo a capítulo, os participantes trilharão o caminho de estudos que passa por ecologia, espiritualidade, psicologia e mitologia sempre fazendo pontes entre o olhar exterior (através de conceitos e ideias) e o olhar interior (através de experiências pessoais).
Mais informações sobre o livro e grupo de estudos na imagem abaixo:
💠 Sarau Fenda: Arte além do antropoceno
O Sarau Fenda, idealizado e produzido pelo projeto Escritas Regenerativas será um encontro e uma experiência multiartística que acontecerá dia 24 de setembro na Casa Lúdica, localizada no bairro da Mooca (SP).
Nesta primeira edição, o projeto está convidando diferentes artistas, produtores e editores para compor um sarau poético e eco-político. Neste evento acontecerão apresentação de obras que sensibilizam sobre as atuais crises ecológicas e sistêmicas, e que propõem outros olhares sobre "ser natureza".
Na fenda surgem novas possibilidades, novos olhares e existências. Na fenda nos conectamos para mostrar que a escrita e a arte são substanciais para realizar as rupturas e criações necessárias. Para mais informações e ingressos antecipados é só clicar na imagem.
💠Vale lembrar
Você sabia que todos os textos que saem na Travessias, e que você recebe por e-mail, também ficam disponíveis na plataforma substack? Caso você tenha perdido algum é só zapear pelo site. Você também pode compartilhar as leituras com quem você sabe que vai gostar.
Vem reler os últimos textos que saíram:
Abra um caderno em branco
No começo do mês de junho, um ciclone extratropical passou pelas bandas de cá. E isto me fez abrir um caderno em branco. Falo da região sudeste do Brasil. Para ser mais exata, da capital de São Paulo. O ciclone extratropical era fruto do antropoceno, a era geológica da Terra marcada pela interferência humana no clima.
Soluções colaborativas para organizações em transformação
“A organização do futuro será a personificação da comunidade baseada em propósito compartilhado, falando às mais altas aspirações das pessoas.” - Dee Hock Muitos dos desafios enfrentados pelas organizações, atualmente, têm a ver com a dificuldade de
Empatia se planta, cultiva e colhe
Nos últimos dias, queria atualizar uma leitura, que sabia existir entre os capítulos do livro “O negócio é ser pequeno”, de E.F. Schumacher. O livro não estava na estante, então só poderia estar numa das caixas da última mudança. Acabei encontrando. E é nestas horas que a dor nas costas de carregar livros nas múltiplas mudanças é recompensada.
#ParaLerNaRede - Cultivar espaços para olhar as próprias incoerências
Olá! Antes de começar o texto de hoje, trouxemos uma sugestão de trilha sonora para embalar a leitura dominical: O texto que segue abaixo é uma parceria entre Luiz Eduardo e Bambual Editora e faz parte do #ParaLerNaRede, um texto exclusivo por bimestre escrito por uma pessoa convidada especial.
Múltiplos, incoerentes e abertos para mudança
“Eu me contradigo? Pois muito bem, eu me contradigo. Sou amplo, contenho multidões” -Whalt Whitman Cada um de nós tem em si muitas contradições e incoerências. Somos múltiplos, diferentes e únicos ao mesmo tempo. Não somos “perfeitos” ou nem temos a capacidade de ser, pois isto cairia na própria incoerência da natureza humana.
A insuficiência do saber
Quando recebi o tema para esse texto (abraçar nossas incoerências) estranhei, pois, em minha visão de mundo, as palavras 'abraçar' e 'incoerências' não combinam. ‘Abraçar’, para mim, é acolher com carinho, aconchego e segurança: é da família de tudo o que é bom, nutritivo, saudável, de tudo que promove a vida. Já 'incoerência' é da família das coisas qu…
Viver é sustentar a contradição entre mudança e estabilidade
Semanas atrás eu estava passeando em um parque na minha cidade quando uma árvore chamou a minha atenção. Observei a sua altura, os galhos, as folhas bipinadas, um caracol descansando em alguns folíolos... Espere aí. Como é que esse caracol chegou aqui?
Quem tem medo das próprias incoerências?
Estava há quase dez anos sem comer carne e decidida a evitar ao máximo o consumo de laticínios, roupas e cremes que têm origem animal ou que fazem testes em animais. Eis que resolvi adotar uma filhote vira-lata. Uma cadela SRD (sem raça definida) que ganhou meu coração em menos de cinco minutos. Mas, ao comprar sua primeira ração, me dei conta do óbvio:…