Nos últimos meses nós sonhamos, em março nós vamos cuidar
Resumão das colunas de janeiro e fevereiro
Começamos a última semana de fevereiro com um resumão de todos os textos que saíram por aqui nos últimos tempos.
2024 iniciou pedindo para que sonhássemos em todos os sentidos que esse verbo possa ter. Em março, iniciaremos uma nova travessia. Dessa vez, navegaremos refletindo e aprendendo sobre o CUIDAR. Inclusive, se você já tem alguns lampejos sobre o assunto deixe aqui nos comentários.
Caso tenha perdido alguma coluna da travessia #11: sonhar, abaixo você encontra todos os caminhos percorridos nessa travessia. É só clicar nas imagens.
Tecer sonhos coletivos
Entre todos os seres viventes neste planeta nós somos a única espécie capaz de narrar os próprios sonhos, tanto aqueles que experimentamos durante o sono quanto aqueles que visualizamos acordados. O sonhar é uma habilidade que também ocorre em outras classes de animais vertebrados: mamíferos terrestres, aves, lagartos; além de invertebrados: lulas, polv…
O que existe entre os sonhos e nossas relações?
Um novo ano se inicia e, tradicionalmente, nos conectamos com nossos sonhos e projetos para o futuro. Em nossa cultura, o sonho, muitas vezes, está relacionado a ambições, a ter coisas: Riqueza, sucesso, conforto, beleza, saúde, alegria, amor, segurança…
Viver é melhor que sonhar
Como é maravilhosa a capacidade de sonhar. A cada noite, nosso cérebro esquece das amarras dos padrões cotidianos e nos brinda com vivências fantásticas. Faz isso lá na casinha dele, juntando pessoas, formas, tempos, espaços, seres, misturas de todo tipo. Nessas misturas, nosso controle está cansado e está dormindo, então tudo é permitido.
Sonhei que éramos livres
Eu tenho prestado muita atenção nos meus sonhos. Fiquei tempo demais sem eles e a sensação é de que fiquei também sem ter papos mais profundos comigo mesma. É que desde que minha filha nasceu, minhas madrugadas foram dedicadas a alimentá-la, acalmá-la e sobretudo a ensiná-la a sonhar. Parei de sonhar para que minha filha pudesse.
Coragem, sonhadores, coragem
“Uma lua, do tamanho de Júpiter, se despedia no mar. Gigante e reluzente se escondia atrás de ondas borbulhantes. Enorme. Mergulhava, pouco a pouco, na maré cheia. Eu vibrava com a cena que parecia acontecer apenas para os meus olhos. Era uma festa. Todos ao redor vestiam roupas brilhantes e brindavam em taças de champanhe. Mas não enxergavam o espetáculo d…
Dia 12 de março estamos organizando um encontro on-line e fechado para dialogarmos sobre os caminhos percorridos nas Travessias 11 e 12: Sonhar e Cuidar.
Você tem interesse em participar? Demonstre sua disponibilidade respondendo esse e-mail. Em breve, trazemos mais informações.
Quer apoiar nosso trabalho e fazer parte de uma comunidade de trocas mais profundas?
Faça parte da Comunidade Travessias. Uma comunidade de autoaperfeiçoamento para irmos além do próprio umbigo. Nela, além de receber os conteúdos abertos como esse e-mail, você também terá acesso a conteúdos, experiências e descontos exclusivos. Veja alguns bônus:
1 texto exclusivo por bimestre, escrito por uma pessoa convidada especial. Será o nosso Para Ler na Rede;
2 Mergulhos por bimestre - sugestões de práticas para aprofundamento dos temas da Travessia e fóruns de diálogos sobre o que cada pessoa vivenciou;
1 Encontro online com os membros da comunidade, a cada bimestre, para aprofundarmos nossas conexões e celebrarmos (na plataforma Zoom);
Acesso gratuito por 2 meses a 1 curso/vivência gravado por um dos colunistas;
Desconto de 35% em todo catálogo da Bambual Editora;
Desconto exclusivo em produtos e serviços com uma nova parceria comercial a cada bimestre.
Mude sua assinatura para a versão paga e faça parte da comunidade automaticamente:
Assinatura mensal: R$29,90
Assinatura anual: R$ 287,00