

Discover more from travessias
Travessias está mudando...
Agora somos uma Revista Digital e Comunidade de aprofundamentos
Vivemos um tempo único. De um lado, as inúmeras crises que nos encurralam para um futuro distópico. Do outro, recebemos um convite para atravessarmos um caminho que nos leva para uma nova forma de viver. Aqui, a utopia é quem guia os passos. E, como disse Eduardo Galeano, sempre que nos aproximamos ela anda mais dez passos a frente. “A utopia serve para isso: para que eu nunca deixe de caminhar."
Nós aceitamos o convite para atravessarmos esse horizonte infinito e queremos companhia para essa jornada.
A jornada de quem se propõe uma transição pode ser complexa e, muitas vezes, solitária. A ideia aqui é que possamos nos conectar para trocas mais consistentes, e em comunidade, conectando quem escreve com quem lê em um ambiente mais silencioso que a "barulheira" das redes sociais, que está sempre mudando as regras e causando uma estafa em todos os envolvidos.
Em um mundo onde tantas informações, conhecimentos e saberes são compartilhados na velocidade de um clique, nos falta tempo para assimilar, para trocarmos experiências, desejos, medos e - sobretudo - nos falta tempo e espaço para sentirmos e colocarmos em prática tudo aquilo que redescobrimos.
Por isso, Travessias celebra o tempo da calma, das trocas reais e que não dependem de um algoritmo.
Os saberes aqui compartilhados são transdisciplinares e indisciplinares. Mente, Corpo e Alma. Tudo se entrelaça, se mistura, se dissolve. Assim como na vida: humanos e mais que humanos entrelaçados e compartilhando a faísca que nos mantêm vivos.
É só uma questão de nos relembrarmos de tudo isso…
A Travessias também está em transição
A news travessias nasceu em setembro de 2022. O projeto idealizado por Bruna Próspero e Isabel Valle, brotou com o intuito de sensibilizar a transição para uma nova forma de ver, pensar e agir no mundo, através de saberes regenerativos.
De lá pra cá, foram seis travessias por temas diversos, muitos leituras sugeridas no #TeIndicoUmLivro e até um podcast surgiu, o #Li,Grifei,Compartilhei.
Desde o início vislumbrávamos uma rota traçada por muitas pessoas. Não sabíamos quando exatamente seria o momento, mas a hora chegou.
Por isso, em maio estamos iniciando uma nova travessia. De newsletter, passaremos a ser a Revista Travessias - digital, multimídia e interativa. Para isso, contaremos com novos tripulantes que irão guiar essas jornadas por aqui. A cada bimestre viajaremos por um tema central, em que os colunistas abordarão de acordo com seus pontos de vista e trabalhos.
O tema de maio e junho é transição e a abertura do caminho saiu aqui na travessia#7.
Nas próximas semanas você conhecerá os novos tripulantes dessa travessia falando sobre as suas perspectivas e histórias acerca do assunto.
Walter Stenboock abrirá a temporada com um texto para nos fazer refletir nosso modo de pensar o saber. Depois é a vez de Bruna Buch nos contar “o que aprendeu com as cianobactérias”. Na quarta semana, Marina Dain nos brindará com um texto sobre transições na forma como nos relacionamos. E encerraremos o mês com a indicação de uma leitura para transições no nosso #TeIndicoUmLivro.
Iniciaremos o mês de junho com um e-mail em formato de cordel (💛!) escrito por Auritha Tabajara. Depois é a vez de Felipe Cunha trazer sua visão para o tema. Finalizaremos essa jornada sobre transição com um episódio do podcast #Li,Grifei,Compartilhei, em um novo formato - que, aliás, você poderá participar enviando um áudio de leitura de um trecho que lembra o tema para o olá.travessias@gmail.com.
Quer apoiar nosso trabalho e fazer parte de uma comunidade de trocas mais profundas?
Faça parte da Comunidade Travessias. Nela, além de receber os conteúdos abertos como esse e-mail, você também terá acesso a conteúdos, experiências e descontos exclusivos. Veja alguns bônus:
1 texto exclusivo por bimestre, escrito por uma pessoa convidada especial. Será o nosso Para Ler na Rede;
2 Mergulhos por bimestre - sugestões de práticas para aprofundamento dos temas da Travessia e fóruns de diálogos sobre o que cada pessoa vivenciou;
1 Encontro online com os membros da comunidade, a cada bimestre, para aprofundarmos nossas conexões e celebrarmos (na plataforma Zoom);
Acesso gratuito por 2 meses a 1 curso/vivência gravado por um dos colunistas;
Desconto de 35% em todo catálogo da Bambual Editora;
Desconto exclusivo em produtos e serviços com uma nova parceria comercial a cada bimestre.
Mude sua assinatura para a versão paga e faça parte da comunidade automaticamente:
Assinatura mensal: R$29,90
Assinatura anual: R$ 287,00