Vivemos um tempo único. De um lado, as inúmeras crises que nos encurralam para um futuro distópico. Do outro, recebemos um convite para atravessarmos um caminho que nos leva para uma nova forma de viver. Aqui, a utopia é quem guia os passos. E, como disse Eduardo Galeano, sempre que nos aproximamos ela anda mais dez passos a frente. “A utopia serve para isso: para que eu nunca deixe de caminhar."

Nós aceitamos o convite para atravessarmos esse horizonte infinito e queremos companhia para essa jornada.

travessias é a revista digital da Bambual Editora, interativa e multimídia, para quem está buscando e atravessando esses caminhos.

A jornada de quem se propõe uma transição pode ser complexa e, muitas vezes, solitária. A ideia aqui é que possamos nos conectar para trocas mais consistentes, e em comunidade, conectando quem escreve com quem lê em um ambiente mais silencioso que a "barulheira" das redes sociais, que está sempre mudando as regras e causando uma estafa em todos os envolvidos.

Em um mundo onde tantas informações, conhecimentos e saberes são compartilhados na velocidade de um clique, nos falta tempo para assimilar, para trocarmos experiências, desejos, medos e - sobretudo - nos falta tempo e espaço para sentirmos e colocarmos em prática tudo aquilo que redescobrimos.

A news travessias nasceu em setembro de 2022. O projeto idealizado por Bruna Próspero e Isabel Valle, brotou com o intuito de sensibilizar a transição para uma nova forma de ver, pensar e agir no mundo, através de saberes regenerativos.

De lá pra cá, foram seis travessias por temas diversos, muitos leituras sugeridas no #TeIndicoUmLivro e até um podcast surgiu, o #Li,Grifei,Compartilhei.

Desde o início vislumbrávamos uma rota traçada por muitas pessoas. Não sabíamos quando exatamente seria o momento, mas a hora chegou.

Por isso, iniciamos uma nova travessia. De newsletter, passamos a ser a Travessias Revista Digital. Agora contamos com novos tripulantes que irão guiar essas jornadas por aqui. A cada bimestre viajaremos por um tema central, em que os colunistas abordarão de acordo com seus pontos de vista e trabalhos.

Travessias celebra o tempo da calma, das trocas reais e que não dependem de um algoritmo.

Os saberes aqui compartilhados são transdisciplinares e indisciplinares. Mente, Corpo e Alma. Tudo se entrelaça, se mistura, se dissolve. Assim como na vida: humanos e mais que humanos entrelaçados e compartilhando a faísca que nos mantêm vivos.

É só uma questão de nos relembrarmos de tudo isso…

Vamos atravessar?

~Quem faz

~ Comunidade

Quer apoiar nosso trabalho e fazer parte de uma comunidade de trocas mais profundas? Faça parte da Comunidade Travessias. Nela, além de receber os conteúdos abertos como esse e-mail, você também terá acesso a:

  • Para Ler na Rede: 1 texto exclusivo por bimestre, escrito por uma pessoa convidada especial.

  • 1 Mergulho por bimestre - sugestões de práticas para aprofundamento dos temas da Travessia e fóruns de diálogos sobre o que cada pessoa vivenciou;

  • 1 Encontro online com os membros da comunidade, a cada bimestre, para aprofundarmos nossas conexões e celebrarmos (na plataforma Zoom);

  • Desconto de 35% em todo catálogo da Bambual Editora;

  • Desconto exclusivo em produtos e serviços com uma nova parceria comercial a cada bimestre.

Mude sua assinatura para a versão paga e faça parte da comunidade automaticamente:

~ Participe ativamente:

A Travessias Revista Digital não pretende ser um monólogo-desabafo. A riqueza das jornadas está nos encontros.

Esse é um convite para que você participe ativamente. Ao responder os textos você cria espaço no fórum para diálogos. Outro convite que fazemos é que você crie uma conta aqui no substack e comece a escrever também. Que tal?

Obtenha mais de Bambual Editora no app Substack.
Disponível para iOS e Android

~ Compartilhe com quem pode se beneficiar

Compartilhe com amigos que possam se interessar por essas trilhas. A jornada é mais gostosa quando compartilhada.

Compartilhar travessias

Subscribe to travessias

Uma revista digital, interativa, multimídia, transdisciplinar e indisciplinar. Para quem está em transição.

People

Livros e projetos para a transição global🌳
Conversas sobre Ciências da Vida | Bióloga | Doutora em Microbiologia | Facilitadora do Trabalho Que Reconecta | Colunista Revista Travessias
Bem viver, sumak kawsay
I am a restless learner, researcher, professor, facilitator and consultant with more than 15 years experience on transformative changes in organizations, new economies, collaborative intelligence and sustainability.
Palestrante, roteirista e professor de neurointegração. Fundou o Instituto Saving Stories de crescimento emocional através do storytelling.
Francisca Aurilene nasceu em Ipueiras, interior do Ceará, e recebeu o nome ancestral Auritha Tabajara, o qual assina suas obras literárias. É escritora, cordelista e contadora de histórias. Publicou três livros, inclusive textos no exterior.
Comunicadora Social. Acredita no poder do afeto, da palavra, da união de saberes transdisciplinares e da arte para a construção de um bem-viver. Coidealizadora da Travessias Revista Digital e do projeto Escritas Regenerativas.
Marina Dain, Nana, é Educadora, Facilitadora de Grupos, Designer e pós graduada em Psicologia. Cofundadora de Terra Una. Coordena cursos do Gaia Education presenciais e online, além de compartilhar seus saberes e experiências em cursos e vivências.
Natural da Bahia, corpa negra, LGBTQI+, é pesquisadora, curadora e produtora cultural.
Fundadora e publisher da Bambual Editora - Doutoranda do EICOS/UFRJ
Geógrafa, meteorologista e mestranda em Antropologia e Ruptura Climática
Sou uma apresentadora-engenheira ambiental, escritora-sanitarista e uma xereta de outras áreas do conhecimento.
Sou jornalista, escritora, facilitadora do propósito e trabalho para criar uma forma positiva de viver em cidades a partir da instalação de novos hábitos. Sou autora do livro Sete Dias no Butão – O que Aprendi sobre Felicidade.